Ads 468x60px

Segundo desenvolvedores, PS4 é 50% mais veloz que o Xbox one


Faltando cerca de dois meses para o lançamento do Xbox One e do PS4, temos ouvido muito a respeito da capacidade de performance de ambos os consoles da próxima geração. Uma matéria recente da Edge mostra fontes que estão familiarizadas com o desenvolvimento das duas máquinas e que dizem que o console da Sony é mais poderoso. Mas a diferença nesse poder todo pode não fazer muita diferença, pelo menos não no começo.

Falando de forma anônima, desenvolvedores entrevistados pela Edge disseram como os componentes de performance do PS4 o tornam mais rápido do que o Xbox One:
Nossos contatos nos disseram que as leituras de memória no PS4 são 40 ou 50% mais rápidas do que no Xbox One, e que sua ALU (Unidade Lógica Aritmética) é aproximadamente 50% mais rápida. Um exemplo básico que nos foi dado sugere que sem otimização para qualquer um dos consoles, uma build de desenvolvimento pode rodar em 30FPS em 1920×1080 no PS4, mas vai rodar em aproximadamente 20FPS em 1600×900 no Xbox One. “O Xbox One é mais fraco e dói usar a sua ESRAM”, concluiu um desenvolvedor.

A Microsoft tem contestado de forma agressiva afirmações como a de cima. Mas o mais intrigante do artigo da Edge é que alguns desenvolvedores anônimos estão dizendo que um jogo que sair para os dois consoles pode ser “piorado” no PS4 para não irritar a Microsoft.

Uma fonte disse que essa tal disparidade entre os consoles poderia se tornar um problema político entre as publishers, os desenvolvedores e os donos das plataformas. Eles falaram que isso poderia prejudicar a percepção de um jogo multiplataforma, especialmente no Xbox One, se a versão de PS4 fosse lançada com framerate e resolução obviamente melhores; então, é melhor “castrar” a versão de PS4 e lançar games quase idênticos para evitar brigas.

É bom lembrar que ambos consoles terão mudanças de última hora nas várias partes que fazem com que eles funcionem. Claro, não vai dar pra verificar nada disso até que o PS4 e o Xbox One sejam lançados. E, ainda assim, os jogos de lançamento não necessariamente serão os principais exemplos do que as novas máquinas são capazes. As melhores experiências para cada um dos consoles ainda estão por vir e virão apenas quando os desenvolvedores tiverem mais tempo para se familiarizarem com as peculiaridades de cada um deles.


ATUALIZAÇÃO: Um porta-voz da Microsoft respondeu ao pedido do site da Kotaku para comentar as afirmações acima com o seguinte comunicado:

“Há dez anos, você poderia dizer que o poder de um console era medido após olharmos suas especificações, mas o Xbox One foi desenvolvido para ser uma máquina poderosa capaz de entregar os maiores jogos hoje e na próxima década.

A arquitetura do Xbox One é muito mais complexa do que qualquer número solto. Ela foi feita tendo em mente uma performance balanceada, e nós achamos que os jogos que continuamos a mostrar no hardware quase finalizado demonstram isso. No fim das contas, vamos deixar os consoles e seus jogos falarem por conta própria.”

Ainda indeciso sobre qual console comprar? O vídeo abaixo do canal do Ghostsixx no youtube pode te dar uma luz. Confira abaixo:
Fonte: www.kotaku.com.br

Nenhum comentário:

Publicidade

Acompanhe-nos por e-mail