Ads 468x60px

Videogames e os impostos no Brasil

Poucos produtos e serviços são tão impactados pela carga tributária brasileira quanto os consoles e os jogos eletrônicos. Até quem fabrica armas de fogo paga menos impostos do que quem produz PlayStation, Xbox, Wii etc.

72,18% do valor dos consoles no Brasil correspondem a taxas, enquanto um revólver tem a soma de 71,58%. Somente caipirinha (76,66%), cigarro (80,42%), Vodca (81,52%), casaco de pele (81,86%) e cachaça (81,87%) têm cargas mais pesadas que os videogames, segundo relatório do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário obtido pelo Olhar Digital.

Estão entre os impostos ICMS (Imposto sobre Mercadorias e Serviços), Pis (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). Em caso de produtos importados, também entra o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Esse é o principal motivo pelo qual o Xbox One vendido por aqui é o mais caro do mundo (saiba mais). Mas o iPad mini, que também chegou ao país com esse título negativo (veja aqui), paga apenas 39,12% em impostos, então que outra questão pode encarecer produtos eletrônicos no Brasil? As margens de lucro.

As redes varejistas são quem mais lucram ao vender aparatos tecnológicos - até porque lidam com mais riscos como assaltos, por exemplo -, mas os fabricantes e distribuidores também tiram suas fatias.

De acordo com o diretor de planejamento da IT Data, Ivair Rodrigues, operadoras de telefonia não aceitam vender se lucrarem menos que 25%, enquanto nos Estados Unidos essa margem é de aproximadamente 15%.

"Aqui, dependendo do produto, a margem é superior a 100%", disse ele, ressaltando que dificilmente esse exagero chega aos eletrônicos.

2 comentários:

Gabriel Django disse...

hmm... interessante... então 1584 reais dos 2200 do xbox one são impostos... o que significa que 616 reais é o que estou sendo cobrado pelo console... eu não sabia que o console custa 300 dólares, achei que fossem 500

Anônimo disse...

U$499 é o preço final do xboxone nos EUA( com impostos e lucro dos vendedores) pode apostar que da fabrica sem impostos ele sai bem mais barato que 499 dollars.

Publicidade

Acompanhe-nos por e-mail