Ads 468x60px

Honoráveis personagens do videogame: Mario

 

Mario, também conhecido como Super Mario ou Jumpman, é um personagem fictício e o protagonista principal da série de videogames, criado pelo designer de jogos japonês Shigeru Miyamoto. Mario é o mascote oficial da Nintendo, e da FriendZone, sempre salvando a Princess Peach para que o reino dos cogumelos não seja escravizado por Bowser, a sua aparição em mais de 80 jogos desde a sua criação. Embora, inicialmente, apenas aparecendo em jogos de plataforma, começando antes do Donkey Kong, Mario aparece atualmente em gêneros variados de videogames, tais como corrida, quebra-cabeça, RPG, luta, festa e esporte. Mario é retratado como um encanador baixo, que vive no Reino dos Cogumelos (Mushroom Kingdom). Ele tem a missão de resgatar a Princesa Peach capturada pelo seu inimigo Bowser em seus diversos planos e salvar o Reino dos Cogumelos. Mario também tem outros inimigos e rivais, como Donkey Kong (em poucos jogos) e Wario. Desde 1995, Mario é dublado por Charles Martinet. Como mascote da Nintendo, Mario é um dos personagens mais famosos da história dos videogames e a sua imagem está sempre associada com seus jogos. Até os dias de hoje, os jogos estrelados pelo personagem já venderam mais de 210 milhões de unidades no mundo inteiro. Devido à sua fama, ele também inspirou programas de televisão, cinema, quadrinhos e uma linha de produtos licenciados. Tornando-se também um ìcone de toda uma nova geração.

Como nasceu o personagem?

Em 1981, Ikegami Tsushinki estava desenvolvendo, a serviço da Nintendo, o jogo Popeye. O jogo foi escrito, mas logo depois a Nintendo perdeu os direitos do personagem Popeye. Shigeru Miyamoto foi então solicitado para projetar um novo jogo baseado em suas próprias ideias. O resultado foi Donkey Kong, estrelando um personagem substituto de Popeye chamado "Jumpman" (que basicamente pulava de nível em nível, daí o nome) que tentava resgatar a namorada Pauline, substituta de Olívia Palito, do gorila Donkey Kong (substituto de Brutus). Mais tarde, alguém da Nintendo notou que Jumpman tinha uma impressionante semelhança com Mario Segalli, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova York. Foi o que bastou para se alterar o nome Jumpman para "Mario". O próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr., estreou o nome "Mario". Este jogo também é o único a trazer Mario como um vilão (o filho de Donkey Kong o caçava). Originalmente um carpinteiro, Mario logo passou a ser considerado um encanador (pelas tubulações do jogo Mario Bros.) e depois herói (pelos jogos Super Mario Bros. 1, 2 e 3)

A aparência de Mario

Outro fato engraçado é como se definiu a aparência do personagem, pois, na época, era complicado conceber sprites de animação para o cabelo de Mario. Além disso, Shigeru Miyamoto assumiu, em entrevista, que acha 'desenhar cabelos' muito difícil. Devido à quantia limitada de pixels loteada pelo personagem, Mario tem um grande nariz e um bigode porque não havia recursos de console para fazer a boca do personagem se mexer enquanto falava, então pôs um narigão e um bigode para esconder a boca. As aparências de Mario foram mudando conforme cada jogo da série era lançado para os consoles de videogame da Nintendo, como por exemplo no título Super Mario World, no qual Mario foi desenhado mais corretamente (devido a uma maior quantidade de pixels) com carateristicas físicas ainda iguais as de seu irmão, Luigi. Para se ver os movimentos dos braços do Mario, seus braços precisavam ser de uma cor diferente de seu corpo. Miyamoto deu ao Mario um macacão vermelho e uma camiseta azul para resolver este problema. Mario tinha a camiseta azul e macacão vermelho em Donkey Kong e Donkey Kong Jr.. As cores foram trocadas para camiseta vermelha e macacão azul em Super Mario Bros. 3. Quando Super Mario Bros. foi lançado para o NES, Mario tinha seus macacões vermelhos originais, mas sua camisa era de uma cor castanha. Só em Super Mario Bros. 3 que Mario voltou a usar seu conjunto secundário de camisa vermelha e macacões azuis, e esse esquema de cores não se alterou desde então. No console Wii, este famoso macacão ganhou uma textura que o fez ter um ar de manufaturado(feito a mão)

Os jogos por ano

1981
- Donkey Kong (Arcade): Mario (ou tecnicamente, "Jumpman") o carpinteiro, luta através de loucas áreas de construção para salvar Pauline das garras de um macaco gigante chamado Donkey Kong.

1982
- Donkey Kong Jr.: Agora nomeado Mario, é o vilão, atirando inimigos no filho de Donkey Kong, que está tentando libertar seu pai enjaulado. DK e Donkey Kong 2 1983
Mario Bros. (Arcade)-Mario é agora um encanador. Ele trabalha em conjunto (ou luta contra) o irmão Luigi (no modo 2-Player) para matar um estoque infinito de Shellcreepers, Sidesteppers e Fighterflies que saíam de túneis.
Mario's Cement Factory e Mario's Bombs Away (Game & Watch)

1985
Super Mario Bros. (NES)- Acompanhava o NES, e foi o jogo mais vendido da história por 22 anos até ser passado por Wii Sports.
Wrecking Crew (NES): Mario e Luigi quebram blocos em um prédio enquanto enfrentam o pedreiro Spike.

1986
Super Mario Bros. 2 (NES), só lançado na América em 1992, como Super Mario Bros.: The Lost Levels.

1988
Super Mario Bros. 2 (NES), lançado nos EUA como Super Mario USA, é uma versão do jogo do NES Doki Doki Panic estrelando Mario, Luigi, Peach e Toad.

1989
Super Mario Land (GB)

1990
Super Mario Bros 3 (NES)
Dr. Mario (NES e GB)- passatempo estilo Tetris ou Columns.


1991
Super Mario World (SNES) Mario Teaches Typing (PC)- educativo, ensina digitação
Mario & Yoshi (Game Boy)

1992
Super Mario Kart (SNES), o primeiro jogo de corrida.
Yoshi (Gameboy, NES)
Mario Paint (SNES)
Super Mario Land 2: 6 Golden Coins (Game Boy) - estréia de Wario.

1993
Yoshi's Cookie (NES, Game Boy, SNES)
Mario Is Missing! (SNES and NES) -Educativo, Luigi precisa resgatar artefatos de cidades famosas para derrotar Bowser e salvar o irmão. Apenas na América do Norte.
Mario's Time Machine (PC, NES, SNES) - Educativo, Mario e Luigi viajam no tempo atrás de artefatos ensina história)
Mario and Wario (Super Famicom) - Japão apenas. Usa o SNES Super Mouse
Super Mario All-Stars (Super Famicom/SNES) (Japão: Super Mario Collection) - compilação de SMB, SMB: The Lost Levels (SMB2 no Japão), SMB2 (SMUSA no Japão), e SMB3, com gráficos e som melhorado.
Yoshi's Safari (Super Famicom/SNES)

1994
Donkey Kong '94 (Game Boy)- remake do arcade, com mais de 100 níveis.
Tetris & Dr. Mario (SNES)- juntando os dois puzzles.
Super Mario All-Stars & World (Super Famicom/SNES) Lançado apenas acompanhando o Super NES, com os dois jogos no mesmo cartucho.
Mario's Early Years! (NES, SNES): Trilogia de jogos educativos.

1995
Super Mario World 2: Yoshi's Island (SNES)
Mario's Tennis (Virtual Boy) - acompanhava o Virtual Boy
Mario Clash (Virtual Boy)
Mario's Picross (Game Boy)


1996
Super Mario 64 (N64), primeiro jogo de Mario em 3D.
Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (SNES), primeiro RPG.
Mario Kart 64 (N64)

1997
Game & Watch Gallery (Game Boy)- compilação dos Game & Watch
Game & Watch Gallery 2 (GBC)
Mario Teaches Typing 2 (PC)

1999
Super Mario Bros. DX (Game Boy Color) - SMB adaptado para o Game Boy Color, com recursos extras e Lost levels escondido.
Mario Golf (GBC e N64)
Mario Party (N64), jogo de tabuleiro
Super Smash Bros. (N64), um jogo de luta com personagens da Nintendo. Da série Mario vão Mario, Luigi, Yoshi e Donkey Kong.
Game & Watch Gallery 3 (GBC),o sucessor de Game & Watch Gallery 2, com mini-games novos.

2000
Mario Tennis (N64, GBC), sem relação com o jogo do Virtual Boy
Mario Party 2 (N64)

2001
Dr. Mario 64 (N64)
Luigi's Mansion (GameCube), aventura estilo Os Caça-Fantasmas, em que Luigi tenta resgatar o irmão numa mansão mal-assombrada.
Mario Party 3 (N64)
Mario Kart: Super Circuit (GBA)
Paper Mario (N64), RPG em 3D muito elogiado,com gráficos de história em quadrinhos.
Super Smash Bros. Melee (GameCube)- Sucessor do jogo de luta, com muitas inovações. Dr. Mario, Bowser e Peach passam a ser jogáveis.
Super Mario Advance (GBA) - port de SMB 2


2002
Super Mario Sunshine (Game Cube)
Mario Party 4 (GameCube)
Yoshi's Island: Super Mario Advance 3(Game Boy Advance) - Super Mario World 2: Yoshi's Island para o GBA, com voz para Yoshi e níveis extras.
Game & Watch Gallery 4 (GBA),Game & Watch ganha uma versão no GBA,com a possibilidade de se jogar com mais um amigo via Cabo Link.

2003
Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3 (GBA) - SMB3 para o GBA, com recursos destraváveis pelo e-reader.
Mario Party-e (e-Reader/GBA),único Mario Party da série a usar a tecnologia e-Reader,para ler as cartas magnéticas de mini-games(semelhantes a cartões de crédito).Não fez muito sucesso.
Mario Golf: Toadstool Tour (GameCube)
Mario Party 5 (GameCube)- Mario Party diferente, mais admirado no Single Player do que no Multi.
Mario Kart: Double Dash!! (GameCube)-Mario Kart com uma inovação,é possível formar duplas,um personagem pilota,o outro joga os itens.
Mario & Luigi: Superstar Saga (GBA),RPG com gráficos cartunescos muito elogiado pelo senso de humor.

2004
Mario Golf: Advance Tour (GBA)
Paper Mario: The Thousand-Year Door (GameCube)
Dr. Mario e Super Mario Bros. (GBA)- parte da Classic NES Series.
Mario Power Tennis (GameCube)
Mario Party 6 (GameCube)
Mario Pinball Land (Game Boy Advance)
Super Mario 64 DS (Nintendo DS), remake de Super Mario 64 com o acréscimo de Luigi, Wario e Yoshi.
Mario vs Donkey Kong (Game Boy Advance): no estilo do arcade original

2005
Mario Party Advance (GBA)
Mario Superstar Baseball (GameCube)- primeiro Mario de baseball.
Dance Dance Revolution: Mario Mix (GameCube),adaptação do famoso Dance Dance Revolution, o jogo de dança, para o GameCube. O jogador tem de "controlar" Mario dançando em um tapete conectado ao Cube. As músicas são de jogos da série.
Mario Party 7 (NGC)
Mario Kart DS (Nintendo DS)- Primeiro jogo com multiplayer online da série.
Mario & Luigi: Partners in Time (DS)
Dr. Mario/Puzzle League (GBA)- Dr.Mario(mais parecido com a versão do N64) adicionado á Puzzle League,que é Pokémon Puzzle League,para N64, sem os Pokémon.
Mario Tennis Power Tour (GBA)
Super Mario Strikers (GameCube)- Jogo de futebol.
NBA Street V3 (GameCube) - a versão para GCN inclui Mario, Luigi e Peach em um "Nintendo All Stars Team"
SSX On Tour (GameCube) - a versão para GCN inclui Mario, Luigi e Peach como snowboarders escondidos.


2006
New Super Mario Bros. (Nintendo DS)
Super Princess Peach (Nintendo DS)
Mario Hoops 3-on-3 (Nintendo DS) - Jogo de basquete produzido pela Square Enix, contém a participação de personagens de Final Fantasy I.
Mario vs. Donkey Kong 2: March of the Minis (Nintendo DS)
Yoshi's Island DS (Nintendo DS) - Uma continuação de Super Mario World 2: Yoshi's Island.

2007
Super Paper Mario (Wii)
Super Mario Galaxy (Wii)
Mario Party 8 (Wii)
Mario Strikers Charged (Wii)

2008
Mario Party DS
Super Smash Bros. Brawl (Wii e NGC) - Continuação de SSBM.
Mario & Sonic at the Olympic Games (Wii e DS) - Jogo esportivo com a participação de personagens da série Sonic the Hedgehog.
Mario Kart Wii
Mario Super Sluggers (Wii)
Doctor Mario (Nintendo DS)

2009
Mario vs. Donkey Kong: Minis March Again (DSI Ware)
Mario & Luigi: Bowser's Inside Story (DS)
Mario & Sonic at the Olympic Winter Games (DS/Wii)
New Super Mario Bros. Wii (Wii)

2010
Super Mario Galaxy 2 (Wii)
Mario vs Donkey Kong Mini Land Mayhem (Wii)

2011
Paper Mario 3DS - Sequência do jogo Paper Mario de Nintendo 64 para Nintendo 3DS.
Mario Kart 7 (Nintendo 3DS)
Mario Sports Mix (3Ds) - Um jogo que contém uma mistura de vários esportes como Queimado, Voleibol, Basquete e Hóquei.
Super Mario 3D Land (3DS)

2012 (Alguns ainda não foram lançados mas já possuem previsão de lançamento ainda no ano)
New Super Mario Bros. 2 (3DS)
Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games - O jogo retorna com novos esportes e irá para Wii novamente
Mario Party 9 (Wii)
Fortune Street (Wii) - Entre no caminho da fortuna e compre shoppings lojas e hotéis. Com disponibilidade de jogar com seu Wii
Mario Tennis Open (3DS)
New Super Mario Bros. U (Wii U)
Abaixo veja um nostálgico vídeo com a evolução dos games de Mario:

Nenhum comentário:

Publicidade

Acompanhe-nos por e-mail