Ads 468x60px

Honoráveis personagens do videogame: Sonic The Hedgehog

 Sonic the Hedgehog (em português, Sonic o Ouriço) é um personagem de jogos de videogame criado pela SEGA para concorrer directamente com o personagem Mario, da Nintendo e antes da criação de Klonoa da Namco (surgido em 1997,é muito semelhante ao Tails e se torna o amigo de Sonic). Sonic é um ouriço (embora a Tec Toy, distribuidora da Sega no Brasil, o chamasse de porco espinho) azul bastante veloz, e que tem como objectivo principal salvar os outros animais do vilão Dr. Eggman (também chamado de Dr. Robotnik em algumas adaptações ocidentais), que os transforma em robôs para trabalharem para ele como escravos. Sonic foi criado para substituir Alex Kidd que ocupava o posto de mascote da Sega, nascido ainda no Master System, mas que não era tão carismático na época como Super Mario. Seu desenhista foi Naoto Ohshima.

Histórico do Personagem

Em 1990, a Sega encomendou a seu sector AM-8 (atual Sonic Team) a criação de um jogo para o Mega Drive que superasse um milhão de cópias e um personagem para se tornar mascote da empresa, substituindo o até então mascote Alex Kidd. Houve um concurso interno com várias sugestões, como um cachorro e um tatu. Quando o jogo foi lançado, em 1991, ele foi muito bem recebido devido à velocidade, cores, músicas e cenários contidos em um cartucho de apenas 512 kB. Sonic é notado por ser aventureiro e corajoso. Gosta de relaxar e sempre luta pela justiça e pelos indefesos, e não tem medo de enfrentar o perigo para ajudar os outros, sempre encarando tudo como um desafio. Aparentemente Sonic não é nem um pouco modesto para com as suas habilidades. Sonic fez muitos amigos desde seu primeiro jogo, entre eles estão seus companheiros Tails e Knuckles, seu rival Shadow (que enxerga Sonic apenas como aliado, não como amigo), além de Amy Rose, a qual se auto-declara namorada do ouriço, apesar dele sempre fugir dela. Sonic também pode se transformar em uma forma muito mais poderosa Super Sonic. Nesta forma Sonic já salvou o mundo de diversos perigos. Sonic foi redesenhado junto com os outros personagens, sua aparência actual são espinhos maiores, pupilas verdes e uma cor azul mais viva. Originalmente Sonic nasceu em Green Hill, na South Island.

Aparições em videogames

Os jogos de Sonic geralmente são em sua maioria do tipo plataforma, centrados na luta contra Dr. Eggman (Robotnik) e a caça às misteriosas Chaos Emeralds. Os terrenos lembram vagamente uma montanha-russa, com loops e quedas abruptas, e as fases são variadas, sendo as mais típicas as planícies gramadas, as ruínas, parques e outros lugares de entretenimento, e as megalópoles industriais. Sonic 2 marcou a estréia de Tails, a raposa de dois rabos, e a primeira aparição de Super Sonic. Sonic 3 marcou a estréia de Knuckles, o équidna (que era vilão mas se tornou aliado em Sonic & Knuckles). Os jogos do Sonic sempre veem com um segredo nas fases. Em 1996, saiu o primeiro jogo isométrico do Sonic, Sonic 3D Blast (até então, a grande maioria dos jogos eram de plataforma). Sonic 3D Blast foi fabricado pela Traveller's Tales, em parceria com a Sega (que detém os direitos sobre a marca Sonic). Sonic foi convertido para o universo 3D com Sonic Adventure, em 1999 para o console Dreamcast (mais tarde seria portado para PC e Gamecube como Sonic Adventure DX). Antes disso, o ouriço já tinha participado de jogos 3D (Sonic R e Christmas NiGHTS), mas fora do gênero plataforma. Em Sonic Adventure, Yuji Uekawa redesenhou todos os personagens, deixando-os com um ar mais "radical". Ele deu a Sonic pernas e espinhos mais longos, assim como íris verdes. Sonic Adventure foi seguido em 2001 por Sonic Adventure 2, que marcou uma mudança na série, implementando "times", o Team Hero (Sonic, Tails e Knuckles) que tentava salvar o mundo e o Team Dark (Dr.Eggman, Rouge the Bat e Shadow the Hedgehog), que tentava conquistá-lo.
Outros jogos em 3D foram Sonic Heroes (2003), em que controlava-se três personagens simultaneamente, e os primeiros para a "nova geração" de games Sonic the Hedgehog (2006), Sonic and the Secret Rings (2007). Sonic também estrelou uma série de spin-offs: jogos de corrida (Sonic Drift, Sonic Drift 2, Sonic R, Sonic Riders, Sonic Riders:Zero Gravity), luta (Sonic the Fighters, Sonic Battle), puzzles (Sonic Shuffle), pinball (Sonic Spinball, Sonic Pinball Party), entre outros. Seus companheiros também tem aventuras separadas, como Tails Adventures, Knuckles' Chaotix e Shadow the Hedgehog. Por muito tempo Sonic foi exclusivo de consoles Sega, com exceção de conversões de seus jogos para PC e de um jogo criado para o Neo Geo Pocket numa parceria com a SNK. Em 2001, a Sega se retirou do mercado de consoles, e no ano seguinte Sonic já aparecia no GameCube e no Game Boy Advance da Nintendo. Em 2003, Sonic tornou-se multiplataforma, estrelando jogos novos para os outros consoles da geração 128-bit, o PlayStation 2 e o Xbox, e depois para outras plataformas portateis (N-gage, PSP, Nintendo DS). Sonic também fez aparições marcantes ao lado de seu rival Mario em jogos como Mario & Sonic at the Olympic Games, Mario & Sonic at the Olympic Winter Games e Super Smash Bros. Brawl como personagem jogável em ambos os jogos em parceria com a Nintendo. Também aparece em Sonic and the Black Knight que é um jogo exclusivo para o Wii. Abaixo relembre todas as aparições do ouriço azul desde sua criação:

Um comentário:

Tok disse...

Era o maior inimigo do mario ehehe, antes do falecimento da Sega.

Publicidade

Acompanhe-nos por e-mail